Dia de Gibi Novo: Gourmet
Eu já havia lido Gourmet, mangá de Jiro Taniguchi e Masayuki Qusumi, na livraria, mas fiquei impressionado o suficiente para comprar. As histórias repetem sempre a mesma estrutura: um empresário procura um lugar para comer em alguma cidade do Japão, encontra, pede a comida e reflete sobre os pratos enquanto come. Às vezes os pratos evocam lembranças.
Dois aspectos fizeram que eu gostasse de Gourmet. O primeiro são os retratos da vida comum no Japão: tirando a grande preocupação com a comida, o personagem não poderia ser mais normal. Por isso as histórias mostram um lado do Japão que não costuma aparecer em quadrinhos.
O segundo é a comida em si. O livro é praticamente um guia para a culinária japonesa, mostrano muito mais que sushis e sashimis. Há, em cada história, um momento em que os pratos são mostrados em close e desenhados detalhadamente, com quadros comentando as impressões do narrador e o preço das comidas. Impossível não ficar com vontade.
O efeito cumulativo das histórias é muito interessante. Vamos montando aos poucos um retrato borrado da vida do personagem, sem nunca podermos concluir nada - já que ele pouco fala de si. Ao mesmo tempo, as histórias deixam um ar melancólico, talvez fruto das constantes recordações e comentários sobre as mudanças nos restaurantes e na vida no Japão.
5.12.09
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
é uma boa aquisição. também comprei.
Postar um comentário